quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SEMEANDO VENTOS (4) - Raciocínios simples

Por isso, não tendo quaisquer razões objectivas para colocar reservas aos resultados eleitorais e que estes traduzirão efectivamente a vontade do povo da Cuba, aguardo com expectativa os resultados dos protestos apresentados junto das autoridades competentes e espero que quem acusa apresente provas daquilo que acusa, enquanto vou ensaiando alguns raciocínios simples baseados naquilo que foi escrito:
«Tenho 60 anos e nunca vi esta gente que foi votar cá por Cuba!»
Se este conterrâneo de 60 anos nunca viu essa gente que foi votar, será que se tratava de Cubenses? Eu creio que seria mais normal que os conhecesse!
Ou
«… uma moradora na freguesia de Faro do Alentejo solicita às autoridades a averiguação do recenseamento eleitoral de um indivíduo, que "utilizou" a sua morada para se recensear.»
Afirmação esta que é mais generalizada noutros comentários, onde se diz que várias pessoas descobriram que as suas moradas foram utilizadas no recenseamento de estranhos. Não sendo este dado acessível ao público, como poderá alguém afirmar que tem estranhos recenseados na sua casa? Será que está a inventar ou será que esse registo de recenseamento foi feito com o seu próprio consentimento?
Ou ainda
«… na freguesia de Cuba, na mesa 3 , a mesa dos jovens, a CDU teve a maioria dos votos…»
Ora na mesa 3, que depreendo tratar-se da mesa que abrangia os recenseados mais recentes por lhe ser chamada mesa dos jovens, estariam também todos os tais alegados recenseados inesperados, que não estavam recenseados em 2005. Ou não?
Se fôssemos acreditar em tudo o que se escreve nestes espaços cibernéticos, então eu poderia concluir que os 40 ciganos votantes (inesperados?) teriam “vendido” o seu voto simultaneamente a ambos os partidos, CDU e PS, a troco de dinheiro, favores ou promessas e que votaram em quem bem entenderam. Em questão de “negócio” ninguém lhes leva a palma…

(continua ...)

2 comentários:

  1. Puro engano foram recenseados 19 ciganos depois da eleições Europeias estavam recenseados 21 o que perfaz o total de 40.
    Desses 19 novos recenseados a maioria foi na freguesia de Vila Alva e mais 2 em Vila Ruiva portanto não foram 40 ciganos a votar na mesa 3 como você poderia concluir, portanto eles os ciganos não "venderam" simultâneamente o voto.
    Se quiser acrescentar algo aos recenseamentos poso-lhe assegurar a existência de uma pessoa recenseada com a morada dos estaleiros municipais no mínimo estranho não acha?
    Portanto o seu raciocínio não será assim tão simples, ou melhor talvez a sim lhe interesse que seja simples.
    Mas quando escrever de novo informe-se melhor não conte só um lado da história como vê falta-lhe muita matéria propositado ou não mas o certo é que lhe falta

    ResponderEliminar
  2. Caro conterrâneo anónimo de 29/10; 2:19
    Obrigado pelo seu comentário.
    Agradeço a informação sobre o recenseamento de ciganos. O conteúdo central e preocupação do meu texto não é, obviamente sobre os ciganos, mas sim sobre Não-residentes, logo negativamente associados a Cubenses Não-residentes em geral.
    Referi os ciganos a título de exemplo sobre comentários contraditórios, concluindo que não podemos acreditar em tudo o que aparece escrito anonimamente nos blogs, pois vi escrito que o PS andou comprando o voto dos ciganos como também vi escrito que a CDU andou comprando o voto dos ciganos.
    cumprimentos
    Carlos Alberto Calado

    ResponderEliminar