quarta-feira, 28 de outubro de 2009

SEMEANDO VENTOS (5) - Conclusão

Qualquer que venha a ser o desfecho deste lamentável episódio e independentemente daquilo que se venha a apurar, quer isso tenha sido, conforme as acusações, a participação organizada de alguns Não-residentes motivada por interesses pessoais ou partidários, ou a adulteração dos cadernos eleitorais com inscrição de estranhos, ou pelo contrário, pura e simplesmente a criação de factos que nunca existiram ou o empolamento e tentativa de generalização de uma ou outra anomalia ou facto pontual, o Núcleo de Amigos da Cuba, enquanto Associação que engloba Cubenses Não-residentes, sendo alheia a toda esta polémica situação, lastima que alguns conterrâneos cubenses se tenham apressado, quer a apontar acusações quer a condenar generalizadamente outros filhos da terra, agudizando ainda mais as tensões fracturantes que têm afectado toda a sociedade cubense. Semeando ventos de discórdia.
E deste facto, não é nenhum dos partidos, CDU, PS ou PSD que sai a ganhar, nem agora nem no futuro, mas é a Cuba e são os Cubenses que saem a perder, para sempre.
VIVA A CUBA !!!

Carlos Alberto Calado
NÚCLEO DE AMIGOS DA CUBA

(Enviado para o Blog CubaLivre com conhecimento à Concelhia da CDU de Cuba)

5 comentários:

  1. (Enviado para o Blog CubaLivre com conhecimento à Concelhia da CDU de Cuba) ????????
    Porque com conhecimento a Concelhia da CDU de Cuba ?
    Por mero acaso acha o Srº Carlos Alberto Calado que a CDU de Cuba tem "dedo" neste blog ?
    Porque não deu também conhecimento as outras concelhias partidárias ?
    Sinceramente não entendo e acho que está a fazer uma tentativa de conotação do Blog Cubalivre com a CDU, como deve saber a CDU tem um blog próprio ( O Gato) e não precisará de outros blogs para se exprimir por isso não entendo o porque do seu conhecimento a Concelhia da CDU de Cuba.

    ResponderEliminar
  2. Eng. Carlos Calado, então um sr. com a sua formação perde tempo a analisar o "diz que diz"??

    Não entendi muito bem o conteudo deste longo comentário, mas a nota final deixou-me de facto estupefacta, permita-me o abuso, mas também deu conhecimento deste texto à concelhia do PS e do PSD de Cuba??

    Porquê tenta passar a mensagem que a concelhia da CDU de Cuba algo tem a ver com este novo blog, ou com insinuações feitas a seu respeito??

    Permita-me que lhe diga que entre 01 de Janeiro e 30 de Julho de 2009, recensearam-se neste pequeno concelho cerca de 85 pessoas, todos os nomes constam dos cadernos eleitorais, permita-me que lhe diga também com toda a franqueza que muitos destes o fizeram para penalizar a postura do sr Francisco orelha, que tanto mal fala de quem não é de Cuba (refiro-me aos novos municipes que compraram casas nas novas urbanizções), mas também se recensearam bastantes que não vivem cá (fizeram-no dando as moradas dos pais ou familiares), até lhe posso adiantar que num espaço de 5/7 meses houve duas pessoas que transferiram o seu recenseamento para os Açores e a poucos dias de terminar o prazo de recenseamento o voltaram a transferir para Cuba (não gosto de falar em nomes, mas o sr, percebe certamente a quem me refiro), tal como outras pessoas que desde que abalaram de Cuba para estudar, transferiram o seu recenceamento para outras zonas e agora e do nada, sem cá residirem o transferem de novo para cá, certo que seus familiares cá vivem, mãe e tios velhinhos...

    Todos votaram sim sr, a abstenção foi de 15% já contado com os residentes, não residentes, e cubenses não residentes e também os nomadas!!

    Não tem de ficar ofendido com a população da terra que o viu nascer, nem tão pouco devia publicar uma ofensa à terra que não o viu "crescer", enquanto homem bem formado, com tamanhas capacidades que levou Cuba às bocas do Mundo com a teoria (espero que real) que Colombo é natural da nossa terra, devia informar-se melhor da forma como este acto eleitoral decorreu...Quiça até investigar??? Certamente que tal como Colombo é de Cuba, se o sr. investigasse bem, iria descobrir que, NÓS RESIDENTES, PENÁLIZAMOS Francisco Orelha!!

    É notório o nº de votos que este presidente perdeu nos ultimos actos eleitorais, mas fica para a história a celebre frase de Francisco Orelha, para as rádios Locais "Esta vitória, é a vitória dos inteligentes"!!

    Espero um dia ao lado de Colombo ver erguida uma estatua do presidente da camara com a inscrição desta frase, O sr. Eng, podia dar-nos isso??

    Cuba Agradeçia...

    ResponderEliminar
  3. Caro conterrâneo anónimo de 29/10; 2:06
    Obrigado pelo seu comentário.
    Decidi dar conhecimento do meu texto à Concelhia da CDU pelo facto de nesse texto eu incluir referências à própria Concelhia, aos vereadores e aos candidatos CDU. Considero ser eticamente correcto dar directo conhecimento daquilo que se escreve sobre alguém ou alguma entidade. Não o fazer pode ser considerado "falar nas costas de ..."
    Não há portanto qualquer tentativa de conotação (pelo menos não foi essa a minha intenção, pois caso contrário teria enviado apenas para um dos destinatários).
    cumprimentos
    Carlos Alberto Calado

    ResponderEliminar
  4. Caro conterrâneo Cubense Residente,
    Obrigado pela sua mensagem.
    Senti-me cívica e moralmente obrigado a escrever o meu texto para que não se continuassem a formar ventos de discórdia entre cubenses, neste caso específico entre “metade” dos residentes e a maioria dos Cubenses Não-residentes totalmente alheios a esta lamentável situação, e que esse “diz que diz” ameaçava agravar (tenho esperança que, após estes dias, já seja este o tempo verbal aplicável).
    Sobre a razão do conhecimento à Concelhia CDU, está explicada no meu comentário acima.
    Tomo nota das suas informações sobre os recenseamentos, as quais agradeço.
    Não fiquei ofendido com a população da terra que me viu nascer, nem escrevi, longe de mim, qualquer ofensa à minha terra. Creio que uma segunda leitura do meu texto lhe permitirá concluir isso mesmo.
    Ao contrário dos seus irónicos desejos, eu espero nunca ver uma estátua de um presidente da Câmara, este ou qualquer outro, em nenhum lugar da Cuba, e muito menos ao lado de Cristóvão Colon.
    Por muito apreço que os presidentes de Câmara possam merecer dos seus concidadãos, cumprir o seu papel enquanto Presidentes de Câmara não lhes dá acesso a esse patamar superior dos ilustres , dos célebres e dos imortais.
    Saudações cubenses
    Carlos Alberto Calado

    ResponderEliminar
  5. Caro Eng Carlos,
    Agradeço a sua resposta e fiquei satisfeito por perceber a ironia do meu comentario relativamente a uma estatua dum presidente de camara, em momento algum do meu comentario o quiz atingir pessoalmente, penso que todo o trabalho e interesse que tem demonstrado nesta teoria de Colombo ser da nossa terra só prova o carinho que sente por Cuba, mas como deve entender em Cuba, hoje, ainda se sente um mau estar, uma revolta pela forma como este acto eleitoral decorreu, e garanto-lhe que decorreu da forma como tanto se continua a falar, não são especulações, são factos...Pena que o seu nome tenha sido associado a outros que efectivamente servem de informadores sem escrupulos e sem discernimento, mas equivocos todos cometem, e talvez alguem menos bem informado o tenha feito.

    Até breve
    até brev

    ResponderEliminar